top of page
_FC_3816.jpg

Olá

Me chamo João Antonio Silveira Martins, sou psicólogo clínico graduado e especializando pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atuo como psicoterapeuta de adolescentes e adultos, baseado na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Além de atendimentos psicológicos na modalidade de psicoterapia on-line, atuo com acompanhamento psicológico com foco em performance para profissionais, atletas e organizações.

Sobre mim

Durante a minha graduação, como estudante de psicologia, participei de pesquisas aplicadas em atletas para avaliar funções executivas e QI, utilizando testes psicológicos. Fui estagiário no Programa de Familiarização do Hospital Psiquiátrico São Pedro, onde realizei observações e atividades de integração entre os pacientes hospitalizados. No terceiro semestre da graduação me tornei o primeiro aluno do curso de psicologia a ser Monitor de Estatística do Laboratório de Aprendizagem da PUCRS (LAPREN), prestando apoio por meio de oficinas e atendimentos de monitoria para estudantes das disciplinas de Estatística, oferecidas aos diversos cursos e escolas da PUCRS. Participei de diversos cursos e grupos de estudos sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental e seu papel no esporte, destacando o Curso de Psicologia do Esporte: Como a Terapia Cognitivo-Comportamental pode contribuir na Performance de Atletas e Equipes, na Wainer Psicologia Cognitiva. Atuei também na empresa Vivaz Psicologia & Performance realizando atendimentos clínicos presenciais e on-line, assim como avaliação, acompanhamento e treinamento em performance, baseado nas abordagens da Terapia Cognitivo-Comportamental e da Terapia do Esquema. Hoje sigo atuando em projetos de performance para profissionais, atletas e competidores.

 

Meu trabalho de conclusão de curso foi um estudo referente às contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para o atleta de futebol. Através da pesquisa pude aprofundar o meu conhecimento na abordagem e integrar estratégias em minha prática clínica que se mostram essenciais no processo, como a psicoeducação, uma vez que o futebol é um contexto que engloba diversos estressores, como o isolamento, a saudade dos familiares e cobranças excessivas, que podem influenciar diretamente na performance esportiva, assim como na vida pessoal. 

 

Antes de psicólogo, fui atleta profissional de futebol, atuei em clubes do Brasil, México e Guatemala, experiência que me formou como pessoa, que possibilitou vivenciar diferentes realidades socioeconômicas e culturais e contribuiu para o profissional que sou hoje.

bottom of page